Notícias de Arte - Guimarães Galeria

26 de junho de 2017

Obras de Claudio Tozzi podem ser conferidas na Unicamp

O acervo é composto por 11 trabalhos, que podem ser conferidos até o dia 22 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h30.

A exposição “Territórios e Outros Trabalhos”, com obras inéditas do artista plástico Claudio Tozzi, foi aberta na Biblioteca Octavio Ianni, no Ifch (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O acervo é composto por 11 trabalhos, que podem ser conferidos até o dia 22 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h30. A entrada é gratuita.

Tozzi é considerado um ícone da pop arte brasileira, e nos últimos anos produziu obras que dialogam com a arquitetura, área pela qual é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo). Na ocasião da abertura da exposição, o artista relembrou o início da sua carreira artística, que ocorreu em ambientes universitários.

“Minha primeira exposição foi na FAU-USP, onde estudei. Tínhamos um encontro de arte anual, onde expúnhamos e debatíamos todo o trabalho produzido. Ela me abriu muitas portas. Então tenho a impressão que essa nova exposição na Unicamp, depois de 50 anos, possa fazer esse mesmo trabalho de debate com os alunos”, declarou o artista.

Entre as 11 obras expostas, nove estão painéis que refletem sobre a problemática do espaço e o tridimencional, e a mostra se completa por uma instalação e um totem. As obras são inéditas. Parte da produção de “Territórios” também foi enviada para galerias de Miami, nos Estados Unidos. A exposição surgiu a partir de sugestão de Alexandre Pedro Medeiros, curador e estudante de doutorado em História da Arte, que está em contato com Tozzi desde 2012.

No acervo, o artista propõe ao público debater a relação política com o uso do espaço. “É uma síntese do que venho desenvolvendo ao trabalhar com os grandes espaços urbanos, de cidade cheia e vazia. Então fui chegando a uma escala quase imaginária onde você sai de um plano em que vê uma cidade como um todo, e vai chegando aos eternos, como a série de escadas e arquitetura imaginaria”, completou à Unicamp.

ACONTECE: A exposição “Territórios e Outros Trabalhos” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h30, até o dia 22 de junho. A entrada é gratuita. A Biblioteca Octavio Ianni fica na Rua Cora Coralina, 100, Cidade Universitária. Informações pelo telefone 3521-1618.

Claudio Tozzi, Notícias de Arte

Deixe uma mensagem aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *